quinta-feira, 16 de julho de 2015

ANDRELÂNDIA, UM PARAÍSO REDESCOBERTO EM MINAS GERAIS



ANDRELÂNDIA, UM PARAÍSO REDESCOBERTO.


  
Andrelândia...Uma pequena e bucólica cidade do interior de Minas Gerais. Situa-se entre as cidades de Juiz de Fora, São João Del Rey, Barbacena e Caxambu. Pela sua importância política em outros tempos, é sede de comarca das cidades de São Vicente de Minas, Madre de Deus de Minas, Arantina, Bom Jardim de Minas e Piedade do Rio Grande. Sedia, também, a 140ª CIA Policia Militar de Minas Gerais, a Agência da Receita Estadual e a Delegacia de Policia Civil, com delegados, detetives e escrivão.

                A população de Andrelândia está em torno de 12.500 habitantes, espalhados pela zona rural e urbana, sendo que 85%, dela encontra-se na cidade. A economia do município baseia-se na produção da agropecuária com destaque para o leite de altíssima qualidade que produz queijos únicos no Brasil. Os pastos da região produzem proteínas e enzimas que dão consistência específica aos queijos, tornando-os mais saborosos e cremosos. Destaque para as marcas YEMA E ROSENA que possuem lojas de produtos da fábrica na cidade. 


A MARCA DE QUEIJOS YEMA produz, além dos queijos finos, os tradicionais.
A MARCA DE QUEIJOS ROSENA especializou-se na produção dos queijos prato lanche e mozzarella, sendo esses dois considerados os melhores da região. 

Outra atividade que destaca Andrelândia são as suas lojas de materiais de construção espalhadas por toda a região, tendo como as mais importantes o CLUBE DA CASA RIVELLI e a COPERGOL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

E, para fechar a área de comércio e indústria, destacamos a Rede de SUPERMERCADOS IBRALÂNDIA e SUPERMERCADOS NOGUEIRA, que tem seu destaque e pioneirismo em Andrelândia. 

Como destaque de empreendedorismo na área rural destacamos  AGROTORA REFLORESTAMENTOS, PECUÁRIA E CAFÉ que, diversificando a sua produção, investe no plantio de eucaliptos, café e, recentemente, azeitonas. É a maior empregadora do ramo rural do município de Andrelândia. Seu lema é: UMA HISTÓRIA DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, UM TRABALHO PELA VIDA. Não é por acaso que ela tem esse lema. Ele se deve aos vários selos recebidos pela qualidade dos seus produtos e pelo trabalho feito em prol da preservação do meio ambiente nas suas fazendas.



A rede hoteleira de Andrelândia é considerada a melhor da região, com mais de 250 apartamentos disponíveis. A cidade possui, ainda, vários restaurantes e lanchonetes que servem desde comidas típicas até outras mais sofisticadas. Para os amantes da vida noturna, a cidade tem duas casas de shows famosas: a DISCOVÊNES E A MEGA NIGHT, ambas com atividades permanentes todos os finais de semana e feriados. O Campestre Clube de Andrelândia, uma megaestrutura de lazer, atende sócios e visitantes com três piscinas, tobogã, duas quadras de esporte, sauna, academia, campo de futebol, parque infantil, salão de jogos, lanchonete e um salão de eventos coberto com mais de 1000 m².

Outro destaque de Andrelândia está no turismo rural. São mais de 10 cachoeiras belíssimas. No entanto, as que têm estradas transitáveis são: Cachoeira das Bicas (na bicentenária Fazenda e Pousada das Bicas), essa cachoeira é dotada de um escorregador natural que desagua numa queda de mais de 2 metros; e Cachoeira do Capivari, na antiga Estrada Andrelândia/Madre de Deus com vista da Serra dos Dois Irmãos, águas cristalinas e praias de areia branca; 

Um dos pontos mais importantes de Andrelândia é seu parque arqueológico. Comumente chamado de Serra de Santo Antônio, é uma área de mais 100.000m² que abriga um sítio arqueológico reconhecidamente com mais de 3.500 anos. Dentro do parque, além de trilhas por uma natureza exuberante e conservada, existem as grutas com inscrições rupestres onde os nativos se reuniam para as suas adorações, suas refeições, enterrar seus mortos, momentos de intimidade e sexo, e dormir.


FESTAS
CARNAVAL - O Carnaval de Andrelândia sempre foi considerado um dos melhores da região, com 5 dias de Folias e desfiles de Blocos tradicionais, com destaque para o Bloco das Virgens que uninfica mais de 3000 foliẽs pelas ruas da cidade e na Praça Visconde de Arantes - Sambódromo tradicional da cidade. O Carnaval acontece desde o início do do séc. XX.

 
SEMANA SANTA – A Semana Santa tal como é comemorada em Andrelândia, não existe igual em nenhum outro lugar do mundo. Durante toda a semana a Igreja Católica promove procissões e cultos típicos com sermões emocionados onde os fiéis carregam andores com imagens em tamanho natural, com destaque para Nossa Senhora das Dores com o peito atravessado por um punhal e Jesus Cristo articulado e crucificado. Outro ponto alto é a Semana Santa ao vivo, onde atores interpretam a paixão e ressurreição de Cristo.
CORPUS CHRISTI – Esta festa, comemorada pela Igreja Católica, reúne estudantes de todas as escolas na feitura de tapetes que lembram a ressurreição de Cristo. Os tapetes são verdadeiras obras de arte.
FESTAS JUNINAS – durante os meses de junho e julho toda a cidade e parte da zona rural são tomadas pelo espírito das danças, comidas e bebidas típicas, com destaque para o quentão, a canjica doce e pipoca. 

FESTIVAL DE FÉRIAS – Esta festa ocorre, sempre, nas férias de julho e nasceu para ser momentos de confraternização de andrelandenses distantes. Sua essência era tipicamente cultural, com apresentações teatrais, musicais, literárias. Reunia a juventude em gincanas que visavam arrecadar alimentos, agasalhos e vestes para a população carente. Nas apresentações musicais, além de um festival de música, havia a apresentação de um show de renome, mas sempre voltado para a boa música, fosse roque, sertanejo ou MPB. Com o tempo, o festival mudou seu foco, ficando só a apresentação de shows, onde a Prefeitura terceirizava o parque de exposições para uma empresa vender os shows. Nos últimos dois anos, contudo, a Prefeitura preferiu apostar no retorno das raízes do festival.
 

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA – Ponto alto das festas de Andrelândia acontece em setembro, sempre na Semana da Pátria. Geralmente, inicia-se na quarta-feira e termina no domingo. Os shows da Exposição Agropecuária são sempre aqueles que estão em destaque na mídia e trazem para a cidade uma multidão que sempre beira a 20.000 pessoas. 

FESTAS DE FINAL DE ANO: NATAL: A cidade fica toda colorida e brilhante por enfeites feitos com material reciclado e as ruas muito iluminadas são palcos de passeios das famílias, encontros de amigos e brincadeiras das crianças.  

ANO NOVO: Reunião da população na Praça Gabriel Ribeiro Salgado para assistir a shows no dia 30 e 31 de dezembro. Destaque para a queima de fogos nos primeiros minutos do novo ano.



ANDRELÂNDIA, A CIDADE EM SI.

Quem chega a Andrelândia pela primeira vez repara em duas coisas: a estátua do Cristo Redentor no alto, contando do pedestal até a cabeça com mais de 10 metros e nas duas igrejas coloniais na mesma linha do Cristo. A cidade é composta por ruas largas, limpas e calçadas com blocos sextavados. Toda a extensão do centro é cortada por praças e jardins muito bem cuidados e chama a atenção os casarões coloniais. Do mirante do Cristo, podemos ver uma exuberante paisagem e, também, vislumbramos, contornando a Igreja Matriz, o desenho de uma barca como a confirmar a tradição da Padroeira: Nossa Senhora do Porto. Além das já tradicionais praças no centro da cidade, o visitante não pode deixar de ir à Praça da Estação ou Praça dos Expedicionários, um imenso espaço de lazer que guarda a história da ferrovia na região -inaugurada em 1914 - e dos soldados de Andrelândia que lutaram nos campos da Itália ao lado dos norte-americanos e contra os alemães.


SAUDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E SEGURANÇA.

O SISTEMA DE SAÚDE de Andrelândia é um dos mais bem equipados da região, servido por dois hospitais, SAMU e várias ambulâncias; A EDUCAÇÃO, até completar o Ensino Fundamental e Secundário, é de excelente qualidade com os alunos de Andrelândia sempre se destacando nas universidades federais e particulares. Vários cursos técnicos são, também, ministrados de forma gratuita nas escolas públicas. O ESPORTE de Andrelândia tem como espaço o Estádio Municipal (atualmente em reforma), um ginásio poliesportivo e várias outras quadras e campos espalhados pelas escolas. A CULTURA da cidade tem destaque na Banda de Música São Pio X que se apresenta por todo o Brasil, dando aulas de musicalidade; na FUNDAÇÃO GUAIRÁ, que engloba vários projetos, entre eles a música e a literatura; e nos seus escritores, vários deles com livros publicados e premiados.  E, enfim, a SEGURANÇA em Andrelândia é considerada uma das melhores do Brasil, colocando a cidade como uma das mais seguras do Estado de Minas Gerais.


Texto de Pedro Paulo de Oliveira.

Escritor, Estudante de Direito, Historiador, Palestrante, representante da Cabral e Oliveira e especialista em Poder Legislativo e Executivo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...