quinta-feira, 18 de julho de 2013

AGROTORA REFLORESTAMENTOS, PECUÁRIA E CAFÉ, UMA HISTÓRIA DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, UM TRABALHO PELA VIDA.


CONSTRUIR UM SONHO DEMANDA TRABALHO E AMOR

Entrada da Fazenda Agrotora em Andrelândia, MG
              Mensurar o trabalho pela vida seria como tentar buscar nas estrelas a razão da própria vida. O que já não é mais impossível. Mensurar um sonho, talvez seja até mais fácil. Assim, falar da Empresa Agrotora em Andrelândia, no Estado de Minas Gerais, é destacar o sonho, o trabalho e a tenacidade de um homem em instalar-se numa região quase sempre relegada a planos inferiores quando a palavra é investimento, sejam em nível de governo ou de empresariado nacional. Essa tenacidade fez com que um jovem empresário sonhasse em plantar (e talvez seja essa a palavra correta: "plantar" um sonho) no Município de Andrelândia uma empresa diferente, voltada para a produção agrícola e para a pecuária, mas com respeito ao meio ambiente e ao ser humano. Assim, ele fez com a mesma tenacidade de seus antepassados.

                Mas, onde está realmente a importância da Agrotora Reflorestamentos, Pecuária e Café para Andrelândia e região? Primeiro, precisamos compreender que ela nasceu do sonho de um jovem empresário chamando Rubens Ermírio de Moraes. Segundo, porque ela foi concebida na cidade de Andrelândia, nela cresceu e se consolidou. Terceiro, é pelo compromisso e pela identidade que tem no trato com as questões ambientais e quarto, traz a experiência de um trabalho social e humanitário feito em instituições como o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, do qual Rubens Ermírio de Moraes é Presidente da Diretoria administrativa, cargo - segundo ele informou - sem remuneração.

                A Empresa Agrotora é uma fazenda modelo, voltada para o agronegócio, com a sua sede localizada no km 19 da Estrada que liga Andrelândia aos povoados Caconde/Residência, onde funciona a sua parte administrativa e técnica. As construções da Fazenda – todas novas e em harmonia com a paisagem local – estão dotadas de modernos equipamentos de informática e pessoal especializado. Vista, assim, em primeiro plano, é um lugar bucólico e cheio de cores. Foi na sua sede que o Dr. Rubens nos recebeu e nos falou dos seus sonhos, do seu trabalho, um pouco da sua vida, da sua empresa e da sua família. Algo que nos chamou a atenção foi a sua simplicidade. Mostrou-nos cada detalhe da empresa - concebida por ele - e nos falou dos investimentos já feitos e dos investimentos futuros. Levou-nos, pessoalmente, para conhecer o Galpão com o terreiro de beneficiamento de café, uma estrutura com mais de 10.000m², dentro dos mais altos padrões de modernidade.

Noutra parte da conversa que tivemos, Dr. Rubens nos falou da sua preocupação com o Brasil (sentimento herdado, talvez, do seu pai). Afirmou que o nosso país atravessa um momento delicado da sua história, tanto na politica, quanto na economia. Mas, acima de tudo, ele nos passou a crença de que o Brasil vai superar este momento difícil. Na sua concepção o Brasil sofre de identidade e faltam homens sérios em locais importantes da política nacional. No entanto, ele acha que muita coisa melhorou nos últimos anos no campo político. Mas a questão de segurança, saúde e educação continuam como um grande desafio para os governantes. Para o Dr. Rubens Ermírio de Moraes a família é a base da sociedade e uma sociedade só pode ser justa baseada em princípios familiares. “quem tem uma família sólida, não se perderá na vida.” Nos afirmou ele sorrindo.

No vídeo que faz parte desta matéria, pode-se ter uma ideia clara do que significa o Empreendimento Agrotora Reflorestamentos, Pecuária e Café. As imagens nos mostram cada detalhe da área, que hoje totalizam 8.000 hectares, sendo 4.000 hectares plantados com eucaliptos modificados geneticamente e de forma pioneira, uma imensa área já produzindo café. Sem contar, somando-se, a esses investimentos, mais de 50.000 árvores nativas foram plantadas.



Durante o nosso encontro na Fazenda com o Dr. Rubens, esteve sempre presente, também, o Engenheiro Florestal André – conhecimento carinhosamente como André da Agrotora. André foi, também, Vice-Prefeito de Andrelândia no período de 2005/2008. André nos informou que o quadro efetivo da Agrotora é de 50 funcionários. No entanto, foram contratados mais 30 empregados em maio para a colheita de café e outros 30 serão contratados em junho por um prazo de 03 meses, perfazendo, no período aproximadamente 110 funcionários.

 Todo ano, conforme apuramos, a Agrotora investe algo em torno de R$3.000.000,00 em plantio de eucaliptos, além do plantio e da manutenção do Café. São 4.000 hectares de eucaliptos já plantados e 350 hectares de café irrigado já produzindo grãos. A cultura de café já está com sua área consolidada, exigindo, apenas, manutenção, controle de doenças, colheita e beneficiamento.

PLANTAÇÃO DE CAFÉ AGROTORA EM FLORADA.

O CLIMA DA REGIÃO E OS INVESTIMENTOS EM QUALIDADE E EXCELÊNCIA FAVORECEM A PRODUÇÃO DE GRÃOS DE ALTA QUALIDADE, AGREGANDO VALOR AO PRODUTO E RECONHECIMENTO DO MERCADO AO CAFÉ AGROTORA.

PÉS DE CAFÉ COM GRÃOS AMADURECIDOS

GRÃOS JÁ AMADURECIDOS , PRONTOS PARA A COLHEITA E OS CACHOS HOMOGÊNICOS REFLETEM O CUIDADO QUE CADA PÉ DE CAFÉ RECEBEU DURANTE O SEU DESENVOLVIMENTO


Utz
Foco – Segurança Alimentar  e  Rastreabilidade

Desde 2009.




BSCA -  Julho  2012

Foco - Qualidade

O cultivo e a manutenção do café possuem 03 certificados de padrão de produção que garantem ao Café Agrotora um padrão de qualidade tipo exportação. Os certificados são: UTZ – com foco na segurança alimentar e rastreabilidade e o Certificado Rainforest Alliance com foco Sócio Ambiental (Projetos Sociais) de Proteção à Flora e à Fauna. Além do BSCA – Brasil Specialty Coffee Association, com foco na qualidade.

VISTAS DO GALPÃO E DO TERREIRO DE BENEFICIAMENTO DE CAFÉ.

O GALPÃO, DIVIDIDO EM TRÊS SETORES:
LAVAGEM DOS GRÃOS;
SELEÇÃO DOS GRÃOS;
SECAGEM DOS GRÃOS






O TERREIRO, TODO PAVIMENTADO, TEM A MESMA FUNÇÃO: SEPARAÇÃO E SECAGEM DOS DOS GRÃOS
                    
Ao fim da entrevista, que consideramos mais um encontro, Dr. Rubens nos presenteou com o Livro: Antônio Ermírio de Moraes, Memórias de um diário confidencial, brilhantemente escrito por José Pastore e prefaciado por Fernando Henrique Cardoso. Li-o em cinco dias. Ao receber o livro, pensamos que a sua leitura seria algo maçante, falando da vida de um empresário bem sucedido. Enganamo-nos. O livro é instigante e nos ensina muito sobre a vida, a luta diária de um homem contra o seu tempo e a certeza de que vale a pena lutar por um sonho até o final da vida.

Na série de matérias que serão publicadas em sequência a esta, falaremos das parcerias, dos projetos sociais e dos trabalhos de defesa do Meio Ambiente promovidos pela AGROTORA REFLORESTAMENTOS, PECUÁRIA E CAFÉ LTDA – UMA HISTÓRIA DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, UM TRABALHO PELA VIDA.




Visitem, também, o site da Agrotora: www.agrotora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...