segunda-feira, 25 de agosto de 2014

MORRE ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES - E O BRASIL PERDE UM DOS MAIORES EMPRENDEDORES DA SUA HISTÓRIA.


 ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES E O SEU LEGADO DEPOIS DA SUA MORTE.

Antônio Ermírio de Moraes estava em casa na noite de domingo, dia 24 de agosto de 2014, quando faleceu por insuficiência cardíaca, aos 86 anos. Havia um bom tempo que ele já vinha debilitado, sem poder mais sair nas suas longas maratonas de visitas às suas empresas. No entanto, muito embora estivesse fora do comando direito do Grupo Votorantim, soube preparar seus filhos para o comando não só de um conglomerado empresarial, mas de um grupo de empresas que contam um pouco da história industrial do Brasil.
 
Antônio Ermírio de Moraes sempre acreditou no Brasil e apostou que valia a pena ser empresário construindo a sua história com ética, respeito ao social - com educação e saude de qualidade - e visão no futuro. Percebia-se nele, na sua maneira de trabalhar, que a sua obra seria para a posteridade. Ele não construia algo para terminar com a sua partida: perene era a sua meta; o Brasil era o seu sonho de uma nação grandiosa e respeitada no mundo todo. Por conta desse sonho de um Brasil poderoso, chegou até a se enveredar na política como candidato ao governo paulista em 1986 pelo PTB. No entanto, perdeu para Quércia do PMDB. Nunca mais se arriscou a disputar uma eleição, decepcionado, talvez, com os rumos que a campanha tomou, levando-o a ser derrotado. Com a sua ausência da política, perdeu São Paulo e o Brasil. 


Antônio Ermírio de Moraes era engenheiro formado nos Estados Unidos e iniciou sua vida empresarial no Brasil em meados do Século XX, logo no final de era Vargas, momento em que o Brasil passava por grandes transformações, tanto na política quanto na área industrial, tentando deixar de ser um país extremamente agrícola e implantando seu parque industrial. Foi aí que Antônio Ermírio fundou a Companhia Brasileira de Alumínios - CBA, expandindo-se, logo depois, para a siderurgia com o ferro gusa (Siderúrgica Barra Mansa entre outras). Foi pioneiro no plantio de eucalipto para servir de combustível para suas siderúrgicas, com fazendas em Passa Quatro e Andrelândia, no Estado de Minas Gerais, entre outras. 

Uma das maiores paixões de Antônio Ermírio de Moraes  talvez tenha sido o Hospital  Beneficência Portuguesa, para o qual deu parte da sua vida, tendo sido seu Presidente por décadas. Esse Hospital é referência em cirurgias cardiológicas no Brasil e no mundo, além de servir de exemplo de que uma gestão séria na área de saude é possível.

Antônio Ermírio de Moraes teve, ainda, uma atividade de escritor de artigos que foram e ainda são publicados em jornais e revistas de âmbito nacional. Mas, seu hobby era o teatro. Escreveu e produziu três peças teatrais, focalizando problemas brasileiros, que foram representadas em várias cidades do Brasil: Brasil S.A., SOS Brasil e Acorda Brasil. É membro da Academia Paulista de Letras. No site: http://www.antonioermirio.com.br/  essas peças podem se acessadas de forma completa.
 

José Pastore conta com maestria a epopeia desse grande brasileiro no Livro "ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES - Memórias de Um Diário Confidencial". O livro é prefaciado pelo ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso.

O GRUPO VOTORANTIM EMITIU, HOJE, A SEGUINTE NOTA:


“Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos. Dr. Antônio deixa a esposa, Dona Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos”. 


O corpo de Antônio Ermírio de Moraes está sendo velado no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e seguirá par ao Cemitério do Morumbi, na cidade de São Paulo, onde será enterrado às 16 horas.

Texto de autoria de Pedro Paulo de Oliveira.  
       


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...