quarta-feira, 18 de setembro de 2013

BRASIL, A MAIOR RESERVA DE ÁGUA DOCE DO PLANETA




Imaginem um rio subterrâneo correndo sob os rios Solimões e Amazonas, nascendo nos andes e terminando nas profundezas do Ocano Atlântico. Imaginem que esse rio existe desde que a terra foi concebida; e, acreditem, seu volume de água é muito superior ao do maior rio em volume de água do mundo, que é o próprio Rio Amazonas.

A Petrobras descobriu que esse rio existe e o esquema e possui mais de 400 km de largura. O volume de água doce transportado por esse rio gira em torno de 3.090m³ por segundo. Parece até algo inimaginável. Mas é a pura verdade. Esse rio foi batizado de Rio Hamza, em homenagem ao cientista que o descobriu.

Ora, as reservas naturais do mundo estão escassas e o Brasil anuncia que tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, no pre-sal;o Brasil possui a maior reserva de ferro do mundo; o Brasil já o 5º maior produtor de grãos do planeta; e, agora, se consolida como detentor da maior reserva de água doce do mundo.

O que significa tudo isso para os demais países, em especial para os Estados Unidos e para o Velho Mundo? A resposta é simples: o mundo, por mais que encontre minerais alternativos, ainda demorará a achar substitutos para o ferro e o petróleo. O Velho Mundo e os Estados Unidos acostumaram a olhar o Brasil como um país sem cultura, uma colônia a ser explorada. Agora, eles estão conscientes de que, num futuro próximo, o Brasil, assim como os países que fazem fronteiras com ele, deverão continuar sob a tutela deles, sob o risco de de perderem a liderança que possuem hoje.



A água doce, na sua forma natural, será um produto raro muito em breve e o Brasil despontará, então, como alternativa para a salvação de muitos povos. Não precisa ser nenhum especialista em segurança para saber que a questão da água e do petróleo são as principais razões da espionagem norte-americana sobre o Brasil. Ou será que os nossos dirigentes e militares estão achando que eles estão nos vigiando por pura curiosidade? Do Brasil só lhes interessa, como sempre interessou desde que Portugal aportou por aqui, nossas reservas naturais. Nossos índios, nossos caboclos, nossa gente, enfim, são peças irrelevantes nesse jogo de interesses e de poder.




Texto de Pedro Paulo de Oliveira.

Imagem: busca no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...