sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O MENINO JOAQUIM




Tenho, com pesar, aqui neste espaço do Redator, insistido em discorrer sobre assuntos que, muitas das vezes, as pessoas não costumam apreciar. a maioria da população gosta de ler sobre fofocas, sobre a provável garota de programa que dormiu com Justin Bieber (um péssimo cantor, produto das gravadoras norte-americanas)que esteve no Brasil e, juntamente com os seus seguranças nos tratou como selvagens. a maioria dos internautas preferem postar, nas redes sociais, fotos das suas festas, dos seus passeios e mandar recados indiscretos ou indiretos para seus desafetos. Claro que todo mundo quer se autopromover. É uma necessidade humana se sobressair sobre seus semelhantes, até como forma de se impor sobre o sexo oposto, fazendo sucesso.


Tudo, no entanto, tem um limite: quando a banalidade e a porcaria se impõem sobre a dignidade, algo passa a não ir bem na sociedade. Quando os donos da comunicação incentivam ritmos loucos, sem pé nem cabeça e letras idiotas em prol do lucro, é por que a sociedade está se degradando. Quando assistimos os programas de televisão, em horário nobre, promovendo baixarias em busca de audiência a qualquer preço, é por que já chegamos ao ápice da idiotice. A baixa cultura ou o culto à bunda grande, coxas grossas, seios "turbinados" e muito músculo espalhado pelo corpo é o que vale. É um vale tudo em busca da fama e do poder. Muitos sucumbem no meio do caminho.


Por essa razão, falar da vida, defender a vida, buscar a vida, não é uma boa escolha. A miséria alheia incomoda, causa asco e a grande maioria não se importa, desde que ela não bata à sua porta.


É uma escolha defender a vida: os inocentes, os miseráveis, os animais, os rios, as matas, o mar, o ar.


Por que o tema deste meu comentário se chama "O MENINO JOAQUIM"? Ora, seguindo o que aconteceu com ele, vendo a sua imagem, tentando entender o que aconteceu com ele, vejo-o como SÍMBOLO DA VIDA. Não quero simplesmente falar de um garoto de 3 anos. Quero que todos reparem no sorrisos dele na imagem.prestem atenção ao que ele segura na mão. É um inseto, uma vida minúscula e que o encanta e o faz sorrir. Ele sabe, ele sente que sobre a sua mão, em completa interação, a pequena vida pulsa e vai voar pelo mundo. O menino Joaquim desapareceu no dia 05 de novembro. Para a Polícia de São Paulo seu padrasto e sua mãe são os principais suspeitos do seu desaparecimento. Não havia mais ninguém na casa na noite em que ele sumiu. Seu padrasto, na noite em questão, disse que saiu para comprar drogas e sua mãe afirmou que dormiu tão pesado que não pode perceber nada de anormal.


Não acredito que essa criança seja encontrada com vida. Quem o levou sabe disso. Contudo, para o seu pai, que clama todos os dias na porta da delegacia por justiça e pela volta e vida do filho, resta, a eterna esperança de um milagre.


Eu já afirmei em ouros comentários, que a crueldade humana não é contemporânea. Houveram tempos negros em tempos não tão emotos e em outros distantes. Coisas terríveis foram feitas, inclusive em nome de Deus e em nome do poder. Mas o que precisamos entender é que chegamos a um nível de compreensão da vida onde não cabem mais covardias por ignorância ou omissão.


Dedico esta matéria em nome da vida, em nome do MENINO JOAQUIM, DESAPARECIDO DESDE O DIA 05 DE NOVEMBRO DE 2013.

Pedro Paulo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...