segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A MÚSICA BRASILEIRA, LATINA E MUNDIAL ESTÁ DE LUTO: MORREU O CANTOR E COMPOSITOR NELSON NED





Mas tudo passa
tudo passará
e nada fica
nada ficará... (Estrofe da música de maio sucesso de Nelson Ned)

Ao morrer, Nelson Ned leva consigo um dos mais importantes momentos da música brasileira. Ele foi um dos poucos cantores que conseguiu fazer um longo sucesso no Estados Unidos (vendeu mais de um milhão de discos na casa do Tio Sam) e em toda a América Latina, lotando os teatros por onde passou. Foi poeta, compositor e dono de uma voz possante e incomparável. Sabia, como poucos, encantar as plateias com o seu jeito de menino e a sua voz quase de tenor.

Tinha pouco mais de um metro de estatura e foi considerado o gigante da música latino americana nas décadas de 1960 e 1970. Fez shows, além de um longo período nos Estados Unidos, por toda a América Latina e parte da Europa.

Como muitos grandes artistas, ganhou muito dinheiro, vendendo, ao longo de sua carreira, mais de 40 milhões de cópias de seus discos, acumulando prêmios e honrarias. Chegou a ter três automóveis de luxo da Mercedes e os lavava com xampu e creme rince.  Infelizmente, não soube administrar o sucesso e a fortuna. Gastou a maior parte do que ganhou em luxo, bebidas e drogas, deslumbrado pelos holofotes da fama. Morreu, após um longo período em estado semi-vegetativo, provocado por um Acidente Vascular Cerebral. Dependia, em tudo, da ajuda das irmãs que nunca o abandonaram.

Ele doou todo o seu acervo para a cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde nasceu e foi criado até os 12 anos de idade.

Embora estivesse longe dos palcos, da fama e da fortuna, ao morrer Nelson Ned deixa um legado imortal à musica, ajudando a encerrar um período de romantismo e poesia que marcou toda uma geração, a geração jovem dos anos 60 e 70.

Texto de Pedro Paulo de Oliveira

Imagens: Arquivo Nelson Ned



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...