quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CORISCO - O DIABO LOURO

O CANGAÇO NA HISTÓRIA DO BRASIL FOI UM MOMENTO ÚNICO, BEM COMO AS SUAS CARACTERÍSTICAS. NA FOTO VEMOS CORISCO "O DIABO LOURO".

CORISCO SEQUESTROU DADÁ QUANDO ELA TINHA 13 ANOS E OS DOIS FORMARAM O PAR "CORISCO E DADÁ", ETERNIZADO NO FILME "DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, DE GLAUBER ROCHA.

O DIABO LOIRO ERA CONSIDERADO UM BELO HOMEM, PORTE, ATLÉTICO E DE OLHAR PENETRANTE. LUTOU AO LADO DE LAMPIÃO E ROMPEU COM ELE POR DIVERGÊNCIAS, FORMANDO SEU PRÓPRIO BANDO. MAS, OS DOIS CONTINUARAM AMIGOS ATÉ POR QUE ERA NECESSÁRIO QUE MANTIVESEM BOM RELACIONAMENTO PARA SOBREVIVEREM NO SERTÃO NORDESTINO E NA LUTA DIÁRIA CONTRA OS VOLANTES.

EM 1940 O GOVERNO VARGAS ANISTIOU OS CANCACEIROS QUE DEIXASSEM SUAS ARMAS. NO ENTANTO, ZÉ RUFINO UM CHEFE VOLANTE QUE PERSEGUIU CORISCO DURANTE TODA A VIDA, O MATOU, DOENTE E SEM FORÇAS, NUMA TOCAIA, POUPANDO, APENAS, DADÁ QUE, MESMO ASSIM, TEVE QUE AMPUTAR UM DE SEUS PÉS.

PERGUNTADO DO PORQUE ELE SE TORNOU CANGACEIRO, CORISCO RESPONDEU SEM PESTANEJAR:

--- NESTE SERTÃO BRABO SÓ TEM DUAS FORMAS DE SE IMPOR: SENDO VOLANTE OU CANGACEIRO. PREFERI CANGACEIRO, POIS NÃO SOU COVARDE.

TEXTO DE PEDRO PAULO DE OLIVEIRA.

IMAGEM: WILKEPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...