terça-feira, 3 de dezembro de 2013

LOBÃO: O SÍMBOLO ATUAL DA CULTURA ESDRÚXULA, DA IGNORÂNCIA E DO REACIONÁRIO.





Ontem, lamentavelmente, o Cantor Lobão foi entrevistado através do Programa Roda Viva da TV Cultura. Foi um festival de idiotices e, como diria ele próprio contra asneiras ditas por quem ele não gosta: “um monte de babaquices.” O mais lamentável disso tudo é que se dê crédito para uma pessoa que fala da história do Brasil quase sem conhecimento de causa. Quando ele se refere a fatos e personagens da nossa história recente, em especial sobre o Golpe Militar de 31 de março de 1964(do qual ele parece ser a favor), nada parece coerente. Ele chegou a afirmar que os militares salvaram o Brasil de uma desgraça maior.

Para você, Lobão: cara, você é louco? Os militares destruíram o Brasil: transformaram nosso país num depósito de sucatas dos Estados Unidos e da Europa. Até hoje estamos tentando nos livrar do atraso tecnológico e não conseguimos; os militares assumiram o poder com um dívida externa em torno de 3 bilhões de dólares e entregaram o poder com uma dívida acima de 100 bilhões de dólares, por conta do famigerado “Milagre Brasileiro” e da roubalheira aprontada nas obras faraônicas (Transamazônica, Ferrovia do Aço, etc.); fecharam jornais, revistas e canais de rádio e TV; e mataram impiedosamente jovens que lutavam por liberdade.

Lobão, você chamar a Presidente Dilma de “estupidez galopante”, não é nenhuma novidade. É normal, vindo de você, chama-la de terrorista e com suspeita de ter matado, como já disse em outra entrevista. No entanto, parece que a sua história não coaduna com a sua fala atual. Cara, você é um sujeito de coragem: peitou as gravadoras várias vezes; enfrentou a polícia e foi preso como usuário de drogas; lutou a favor dos direitos autorais e fundou sua própria gravadora; e foi vanguarda com o CD “Avida é Doce”, sucesso de público e crítica. Então, está provado que você é um artista de dianteira, provocador e intuitivo. Para que aceitar o conluio dessa direita decadente?

Lobão, você foi amigo de Cazuza, de Elza Soares e de tantos outros artistas de renome internacional; você já morou nos Estados Unidos e sabe o quanto eles nos desprezam (somos comedores de bananas para eles, como disse, recentemente, Stallone); você já foi espezinhado pelo sistema e expulso de bandas e gravadoras. Onde quer chegar com tudo isso?

Lobão, o seu negócio é fazer música. Pode até protestar através delas. No entanto, política é outra coisa, é uma guerra onde, na maioria das vezes, não vence o mais forte, como na “Lei de Darwin”, e, sim, o mais pilantra (puto, como talvez você dissesse).

Sabe o que eu acho cara: estão usando-o contra o atual governo do Brasil. Se for verdade esse meu acho, você sabe disso. Então, estamos todos quites com você, quem concorda e quem discorda. Certo?



Texto de Pedro Paulo de Oliveira.

Imagem: Whiplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...