terça-feira, 1 de julho de 2014

A MANIPULAÇÃO DAS MASSAS - INÍCIO E FIM DE DA CIVILIZAÇÃO.

Vazou a notícia de que o Facebook manipulou o algoritmo para distribuir posts no feed de notícias de 700 mil usuários durante uma semana em 2012 para saber como isso afetaria o humor delas. O resultado foi que o o humor da maioria dos usuários variavam de acordo com o conteúdo do post.

Transcrevo matéria  de O Globo publicada pelo colaborador em JUS Brasil Tiago Albuquerque:

 estudo, conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência.
Os pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.
Observou-se que os usuários que tiveram o feed manipulado utilizaram palavras positivas ou negativas dependendo do conteúdo ao qual foram expostos.
Os resultados do estudo foram propagados quando a revista online Slate and The Atlantic abordou o assunto no sábado.
"Estados emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo inconsciente", afirmam os autores da pesquisa.
"Estes resultados provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via redes sociais."
Enquanto outros estudos usam metadados para estudar tendências, este parece ser o primeiro a manipular dados para verificar se há reação.
A pesquisa é considerada legal de acordo com as normas do Facebook, mas seria ética?
"#Facebook FEED DE USUÁRIOS MANIPULADOS PARA EXPERIMENTOPSICOLÓGICO EM MASSA... Sim, está na hora de encerrar a conta do FB!", lia-se em post do Twitter.
Outros tweets usavam expressões como "super perturbador", "assustador" e "mau", assim como manifestações irritadas, para descrever o estudo.
Susan Fiske, professora da Universidade de Princeton que editou o artigo para publicação, disse a The Atlantic que ela ficou preocupada com a pesquisa e entrou em contato com os autores.
Eles disseram que o conselho institucional aprovou o estudo, já que "o Facebook manipula a atualização do feed dos usuários o tempo todo".
Fiske admitiu ter ficado "um pouco assustada" com o estudo.
O Facebook disse a The Atlantic que "considera cuidadosamente" a pesquisa e que há "um processo de avaliação interna".
O Facebook, maior rede social do mundo, informa ter mais de um bilhão de usuários ativos.
O que se constata por essa pesquisa é estarrecedor: o ser humano contemporâneo é manipulado pela Tecnologia da Informação - TI. A informação é manipulada pelo interesse das grandes corporações e pelas nações poderosas. Já está provado que os Estados Unidos bisbilhotam o planeta terra inteiro, além de parte do espaço sideral. Resta às massas humanas espalhadas como formigas por todos os cantos da terra apenas aceitar o que lhe é imposto, ou seja: As redes sociais (facebook, Twitter, etc) são instrumentos para induzir seres humanos a seguir uma linha de pensamento e sentimentos, na maioria das vezes voltados para o consumismo; a televisão, da mesma forma, trabalha a questão da imagem e do som (principalmente a música de péssima qualidade que deturpa a mente dos jovens) como meio de manipular as pessoas distraindo-as (distraídas, as pessoas assimilam desejos e formas sem perceber); os jornais e revistas, ainda persistindo, atendem interesses do poder político vigente, captando simpatizantes e seguidores (criam falsas imagens de líderes); e, finalmente, as pessoas são bombardeadas por sons e imagens espalhados pelas ruas das grandes cidades, principalmente à noite, em luzes coloridas e deslumbrantes. 
Na questão de manipular as massas, o meio acaba sendo o fim, sem que haja justificação. Não há complacência quando se trata de impor um costume, convencer uma multidão e sobrepor-se sobre os demais. Cada vez mais a tecnologia é usada para controlar as pessoas e os gênios da informática sabem disso e se curvam seduzidos, também, pelo poder e pelo dinheiro. Quem manipula, na verdade, aparece pouco na mídia. Até aparece, contudo, sempre discretamente e como pai de algum projeto social.  No Brasil, pouco se fala na família Marinho, dona da Rede Globo, nos Civitas, donos do Grupo Abril ou na família Saad, dona do Grupo Bandeirantes. São eles, em conjunto o Estadão e outros jornais importantes, que manipulam as mentes e as almas de milhões de brasileiros.
Outra forma poderosa de manipulação das massas são as religiões. Aliás, essa foi a primeira e grande forma de controlar as pessoas. Que o diga o Imperador Constantino que soube muito bem manipular a Igreja Católica e a transformou no que ela é hoje. As religiões, sob todas as formas, ainda persistem, e sempre com a promessa de curar o corpo e salvar a alma. Vê-se, pelo mundo inteiro, templos e mais templos lotados, onde fiéis são manipulados e enganados. Em nome de Deus e de profetas, matam-se crianças, sacrificam-se filhos e abusam-se de inocentes.  
Texto escrito por Pedro Paulo de Oliveira.
Imagens: Facebook e Gicult       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...