quarta-feira, 2 de julho de 2014

A MORTE LENTA E CERTA DE UM RIO CHAMADO "TURVO".

JOSÉ DARCI RETIRANDO UM PNEU DO RIO TURVO

Em um claro protesto ao desrespeito e ao assassinato do Rio Turvo, que corta a cidade de Andrelândia em quase toda a sua extensão, José Darci Fagundes, seu filho Sâmaro e mais alguns cidadãos, retiraram das suas águas mais de uma dezena de pneus velhos apenas nas proximidades da ponte que liga o Centro ao Bairro do Rosário. 



Os pneus recolhidos ficaram expostos na calçada de acesso de pedestres da ponte por um longo tempo para que a população os olhasse e pensasse no crime ambiental que está sendo praticado contra o rio que abastece o município de água. No entanto, percebia-se que as pessoas passavam e olhavam desatentas como se aqueles pneus nada significassem, mais como o delírio ou a mania de um sujeito qualquer que teve coragem de entrar, em pleno inverno, no rio e dele retirar uma grande quantidade de lixo.

JOSÉ DARCI EXPONDO OS PNEUS
As pessoas não se importam com o rio, mas querem água de qualidade para beber, tomar banho e lavar suas roupas, utensílios domésticos e carros. Para que nos preocuparmos com o rio se quando precisamos nos refrescar vamos atrás de uma cachoeira ou para a piscina do clube? 

RETIRADA DE PNEUS DO RIO TURVO

Pensamos assim: Quem tem que cuidar da qualidade da água que chega à minha casa é a Copasa que me cobra uma conta de consumo de água todo mês; Quem tem que limpar o rio é a Prefeitura que recebe impostos; e quem tem que vigiar as pessoas para que não oguem lixo no rio é a Polícia Florestal, o IEF e outros órgãos ambientais. Esses caras que ficam limpando o rio são maníacos. Não estou nem aí para o rio, pois tenho muitas preocupações e nos meus momentos de folga quero me divertir. É... E pensando assim, vemos o nosso rio morrer lentamente, vergonhosamente, diante da nossa covardia e descrença de que um dia vamos lamentar não ter feito a loucura que esse José Darci e seu filho Sâmio fizeram num perímetro de pouco mais de 200 metros do rio, limpando suas águas do lixo de sujeitos sem a mínima educação e descomprometidos com a vida. 




Claro que exite a responsabilidade dos órgãos citados e da Prefeitura Municipal de Andrelândia na proteção do Rio Turvo. Esses órgãos foram criados para proteger o meio ambiente e a Prefeitura como responsável pela administração municipal, não pode se omitir de proteger o "nosso Rio". Já foi dito em matéria anterior que foi criado o Parque Municipal Manoel Caetano com a finalidade de proteger o Rio Turvo. Esse parque foi criado em 2005 e não saiu do papel desde então. 

Que o gesto de José Darci e seu filho sirvam de exemplo e alerta não só para as autoridades, mas para todos os cidadãos omissos de nosso município. 

Texto de responsabilidade de Pedro Paulo de Oliveira. 

Fotos: José Darci e seu filho Sâmio.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...