terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A TRAGÉDIA NOS UNE EM SOLIDARIEDADE

Neste instante, infelizmente, estão sendo sepultdos dois trabalhadores da Prefeitura Municipal de Andrelândia mortos soterrados na tarde de ontem no Loteamento Bem Viver da COHAB. Eles estavam trabalhando na contenção de um aterro, onde a retroescavadeira havia feito um buraco e Sebastião Teixeira e Luizete Mariano estavam no seu interior. Inesperadamente grande parte da terra acima do buraco desceu sobre os dois trabalhadores soterrando-os e não lhes dando nenhuma chance de escaparem ou serem socorridos com vida pelos demais trabalhadores que estavam no local.

O Loteamento Bem Viver, da COHAB, para quem não sabe, foi inaugurado ha pouco mais de um mês e se localiza logo depois da Vila Zamoura com vista para a Serra de Santo Antônio, onde estão as pinturas rupestres e o Parque Arqueológico. As suas obras, apesar de já haverem sido inauguradas, foram castigadas pelas chuvas excessivas de dezembro e janeiro passados, e estavam senndo feitas as obras de contensão do local.

Numa cidade pequena como Andrelândia tragédias como essa ganham proporções grandiosas. Claro que não deveria acontecer e, certamente, os administradores do loteamento não esperavam que sucedesse um drama tão lancinante, principalmente para as famílias que perderam entes amados. Ambos eram homens trabalhadores, simples e, creio, honestos. O sepultamento deles foi acompanhado por uma multidão. Já dizia Nelson Rodrigues que o brasileiro é solidário no câncer. Bem, até pode ser, pois ao dizer isso ele quis dizer que somos solidários na morte. Acho, porém, que essa solidariedade a que ele se refere é inerente ao ser humano e tem mais a ver com o espanto que todos sentimos diante da infalibilidade da morte, não nos restando nada mais após ela.

Procurar culpados, numa caça às bruxas, é inútil. O que precisa ser feito é o amparo a essas famílias e um trabalho para que outras tragédias como essa não se repitam, verificando suas causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...