sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"NÓS", UM LIVRO ATUAL DIANTE DO QUE ESTÁ OCORRENDO NO ORIENTE MÉDIO

Recomendo a leitura do romance “NÓS” escrito pelo russo YEVGENY ZAMYATIN e publicado no Brasil pela Editora ALFA—OMEGA, para que se possa entender melhor a situação pela qual o mundo está passando - em especial os movimentos de protestos de massa no Oriente Médio -. Essa obra foi publicada entre 1920 e 1921 e expõe de forma muito crítica o que pensa um homem acerca do mundo que à sua volta: uma sociedade que se mostra quase perfeita, mas oprime seus habitantes através do seu governante que é designado por “Benfeitor”. A narrativa se estende numa discussão interessante quando surge um grupo de oposição que luta contra o Benfeitor. Nascem, então, os "protestos" sobre as imperfeições do "Benfeitor", que na verdade passa a ser, na visão do povo, um opressor.

Considero interessante a leitura desse livro pelo ponto de vista crítico do autor a uma sociedade que mascara as reais intenções de seus governantes. A sua mensagem é, também, bastante atual, bem como as discussões. Os personagens são designados por números, vivem numa sociedade aparentemente perfeita, em casas de vidros e têm a sua liberdade cerceada pela opressão do benfeitor. É a partir dessa consciência crítica da falta de liberdade, privacidade e outros direitos elementares que se inciam os confrontos entre os opositores do sistema e os defensores, tal como está ocorrendo, agora, no Oriente Médio.

Outro ponto a ser destacado nesse livro é que, ao que tudo indica, ele foi plagiado por GEORGE ORWELL, no livro “1984”. Apesar da possibilidade de plágio, George Orwell, ao tratar do mesmo tema, fixa seus olhos no ocidente, enquanto Yevgeny Zamyatin perpassa sua narrativa olhando, principalmente, através ótica da Revolução Russa. Contudo, prefiro "NÓS" por ser o precursor, de uma narrativa fácil e com uma visão bastante crítica sobre os regimes autoritários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...