domingo, 28 de julho de 2013

A DITADURA DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA



Dizem muitas coisas da Justiça: A justiça é cega; a justiça é implacável; a justiça tarda, mas não falha; e tantas outras classificações para promover as ações judiciais. Nós crescemos acreditando que a justiça prevalece sobre o mal. No entanto, não é bem assim. Os maus costumam se sobrepor aos bons em quase tudo neste mundo de homens e mulheres.

O Brasil é um país onde a injustiça impera por excelência. Impera na má distribuição de renda, no analfabetismo, na falta de saneamento básico, na falta de segurança pública, nos transportes públicos de péssima qualidade e na corrupção que desvia o dinheiro dos impostos para os bolsos dos políticos. a injustiça se faz porquê no final das contas, quando a imprensa denuncia, poucos ou quase ninguém vai para a cadeia. Porém, se um pobre miserável, por quaisquer razão, transgride a lei, sofre o peso da "justiça".

No Brasil,falando em justiça, a liberdade, inclusive é relativa. os cidadãos são livres até um certo ponto. O Trabalhador não é livre a partir do momento em que se subjuga a uma situação social caótica. Trabalha 8 horas por dia e 44 horas semanais. Mas, mora nas periferias e gasta em média duas horas para chegar ao trabalho e mais duas horas para voltar para casa. Quando chega a aposentar está todo arrebentado pelos excessos de uma vida desregrada.

Bem... Mas nosso assunto aqui, hoje, é sobre o Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Joaquim Barbosa, até há poucos dias decantado como o paladino da justiça, homem incólume e a prova de que o Brasil já estava amadurecido para as graves questões raciais, já que o Ministro é de cor negra. Está sendo veiculado hoje uma entrevista de Joaquim Barbosa concedida a Miriam Leitão. Foi um vexame a entrevista. Dava para se ver uma repórter acuada por um Ministro autoritário, intransigente e prepotente. O ministro simplesmente não respondeu por completo às questões da contratação do seu filho pela Rede Globo; não explicou a compra de um imóvel por ele nos Estados Unidos, com intermediação de uma empresa onde ele é diretor, o que é proibido, no caso dele; ameaçou os blogueiros que o criticam, chamando-os de "mídia subterrânea" e que irá desmascarar "esses bandidos". Ora, o Ministro simplesmente ultrapassou as raias da razoabilidade ao tipificar-nos de bandidos. a palavra bandido é muito forte e deve ser usada por um ministro da justiça quando ele tiver provas concretas de atos de bandidagem por parte de quem ele acusa.

Quem não quer ser visto e criticado, não deve aceitar cargos públicos. O Cargo que o Ministro Joaquim Barbosa ocupa é público e pago com o dinheiro do povo. Assim, ele tem a obrigação de dar esclarecimentos sobre os seus atos para a nação brasileira, bem como moderar suas palavras, evitando ameaças indevidas.


Texto de Autoria de Pedro Paulo de Oliveira
Fotos: oglobo.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...