quarta-feira, 31 de julho de 2013

A INTENÇÃO OCULTA POR TRÁS DA VISITA DO PAPA AO BRASIL



A visita do Papa Francisco ao Brasil, em especial no Rio de Janeiro, mostrou, novamente, nosso país para o mundo, abrindo discussões sobre os nossos problemas crônicos, tais como: falta de segurança, polícia corrupta, transportes públicos caóticos, saude pública falida, educação de péssima qualidade, falta de saneamento urbano, má distribuição de renda, corrupção enraizada nas esferas de governo e um povo que não acredita mais nos seus políticos.

Por onde o Papa passou na bela cidade do Rio de Janeiro, as Forças Armadas, as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, os funcionários públicos e e voluntários tentaram mascarar os problemas de uma cidade e de um país em cheque; a grande imprensa tratou apenas de mostrar muito mais o lado bonito da Jornada Mundial da Juventude; o aparato de segurança montado pelas autoridades brasileiras para proteger o papa contou até com atiradores de elites colocados nos altos dos prédios seguindo os percursos por onde ele passou; e as manifestações foram reprimidas de forma contundente. Claro que alguns protestos não coadunaram com o momento. Mas, como estamos numa democracia, eles foram permitidos desde que não entrassem no raio de ação do Papa. Foram protestos isolados, pequenos e de grupos que lutam pelos direitos das minorias. Eles estão errados? Também não. Momentos como esse são usados para dar visibilidade às suas reivindicações.


As autoridades brasileiras agiram de forma errada ao montarem toda a mega-estrutura para receber o Papa? Acredito que não, vendo o Papa como um chefe de estado e líder da Igreja Católica. Um atentado contra o Papa mancharia ainda mais a fraca imagem brasileira perante o mundo. Qualquer outro país faria da mesma forma e, talvez, em outro lugar do mundo, o Sumo Pontífice não se expusesse tanto quanto se expôs aqui. Mas, nascido e criado na Argentina, o Papa conhece bem a alma latina e seguiu, também, a sua intuição.

O que o Papa Francisco queria no Brasil ele conseguiu: colocou quase 4 milhões de pessoas durante dois dias para vê-lo celebrando, louvando a Deus e Nossa Senhora. Na celebração da missa nas areias de Copacabana ele viu consolidado o seu carisma, mostrou ao mundo a Força da igreja Católica e deu um recado sobre os novos rumos que os padres,os bispos, os arcebispos e os cardeais devem seguir a partir de agora para que o catolicismo não perca mais espaço para o protestantismo. Uma frase interessante dele: "jovem que não protesta não é jovem". O que ele quis dizer com isso? Que a a igreja, sob o seu comando, vai apoiar os protestos dos jovens, que o mundo mudou e que o catolicismo, mais uma vez, tem que se adaptar aos novos tempos.

A Igreja Católica parece que entendeu o recado das ruas, o grito das massas e os novos anseios da humanidade. Para não perecer, ela vai se adaptar, procurar caminhos para que os jovens participem mais e melhor das suas fileiras. O Papa sabe que a nova ordem mundial será pautada pela imensa gama de sentimentos e conhecimentos que a juventude tem demonstrado. O que Francisco viu e viveu no Brasil será a sua marca registrada para qualquer outro evento do qual ele venha a participar. outra coisa que precisamos entender é que a maioria dos atos do Papa Francisco nas ruas, foi cuidadosamente pensado. Tanto é que em todos os momentos em que ele se aproximava do povo, alguém ao seu lado lhe indicava o caminho a seguir. Longe, contudo, de dizer que ele estava sendo manipulado por alguém. Claro que ele concordou e entendeu a necessidade de se aproximar do povo.



A única dúvida de tudo, do recado das ruas, das emoções de uma semana em que milhões de pessoas procuraram rever suas vidas, não só na cidade do Rio de Janeiro ou Aparecida do Norte, mas no mundo inteiro, é se as autoridades brasileiras entenderam o que está acontecendo no planeta: A REVOLUÇÃO DOS COSTUMES E O GRITO DAS MASSAS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. SERÁ QUE OS POLÍTICOS BRASILEIROS ENTENDERAM O RECADO DAS RUAS?

Texto de autoria de Pedro Paulo de Oliveira

Imagens: Gazeta de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...