segunda-feira, 29 de julho de 2013

FAZENDA DAS BICAS - VALE A PENA PASSAR UMA TEMPORADA E SENTIR A EMOÇÃO DE REVER A HISTÓRIA, UM LUGAR ONDE O TEMPO PAROU.



A FAZENDA DA BICAS fica no Município de Andrelândia e pertence a Suely Junqueira de Carvalho, filha de José Bonifácio que, por sua vez é filho de Raul de Andrade Carvalho, que foi casado com Dona Carlina, ambos que, em vida, foi considerado o casal casado mais velho do Brasil, indo parar no Livro dos Recordes (Guines books).

A história da Fazenda das Bicas, no entanto, remonta ao início do século XIX, quando João Gualberto de Carvalho, futuro 1º Barão de Cajuru, saído de Aiuruoca, se instalou na região do Arraial do Turvo, hoje cidade de Andrelândia. Além de construir uma vetusta propriedade no Arraial, o futuro barão se tornou um dos homens mais poderosos do Brasil e foi na Fazenda das Bicas que ele iniciou o seu poderio que, depois, se estendeu para a Província do Rio de Janeiro, no Município de Barra Mansa,especificamente em São Joaquim.



Depois da morte do Barão de Cajuru, a Fazenda, bem como a Casa das Bicas, já na cidade do Turvo, foi comprada, no início do século XX, por José Justino de Azevedo; mais tarde, após o casamento de Raul de Andrade Carvalho com Dona Carlina, a fazenda passou às suas mãos. Com a sua morte, a fazenda ficou para o seu filho José Bonifácio e foi adquirida por sua filha Suely há pouco tempo.


Suely resolveu transformar a Fazenda numa pousada, onde os andrelandenses pudessem rever a sua história e os turistas conseguissem entrar em contato com a história de Minas Gerais e do Brasil. Para isso, mandou restaurar toda a propriedade, respeitando as suas características coloniais. Desse modo, quando o visitante entra na casa, sente-se envolvido pelo passado, pelo orgulho de um tempo e pelas presenças dos Barões, Coronéis e Capitães.

A paisagem no entorno da Fazenda é deslumbrante, mesmo agora no inverno, com dias de céu muito límpido, manhãs com a paisagem coberta pela serração que vai lentamente se abrindo e mostrando as serras, os capões, os riachos e as cachoeiras.

O visitante, se preferir, poderá optar pelos passeios a pé ou a cavalo, seguindo as trilhas dos tropeiros e os restos de construções dos escravos. Pela manhã, o despertador é a algazarra dos pássaros e o café é surpreendente, numa mesa tosca, formado por quitutes bem mineiros.



Outro atrativo para o turista e hóspede,é o preço da diária muito abaixo do de outras pousadas espalhadas pela região. Sem contar, ainda, que os hóspedes poderão passear por Andrelândia, um lugar extremamente tranquilo, considerado uma das cidades mais seguras do Brasil, com uma rede de lanchonetes e restaurantes excelentes, ruas e praças belíssimas e casarões seculares completamente preservados.


Quem quiser se hospedar na Fazenda das Bicas deve entrar em contato com a Suely pelo Telefone (35) 3346-1234

Testo de Autoria de Pedro Paulo de Oliveira

FOTOS DA PÁGINA "FAZENDA DAS BICAS" NO FACEBOOK





Um comentário:

  1. Essa fazenda segunda a história também pertenceu a ANDRÉ da SILVEIRA, fundador do local cujo nome ANDRELANDIA é em sua homenagem

    ResponderExcluir

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...