terça-feira, 8 de outubro de 2013

LULA - O ETERNO PRESIDENTE DO BRASIL




A nossa sociedade tem passado por grandes transformações sociais e muitas dessas transformações se devem à era Lula. A entrada de Luiz Inácio Lula da Silva na política, a partir das greves dos trabalhadores do ABC, nos anos 80 do século XX, mudou radicalmente a cara do Brasil. Foi um tempo em que o comunismo começava a ruir no mundo e nascia, também, na Polônia o sindicato solidariedade.

Foi através do Sindicato Solidariedade que Lech Walesa, tal como Lula se destacou na liderança sindical, se promoveu e chegou à presidência da Polônia, logo após a queda do comunismo naquele país. No entanto, ele só conseguiu um mandato, não fez fez nenhuma reforma social relevante e saiu desmoralizado do poder.

Lula, após longas derrotas em eleições presidenciais, aprendeu que era preciso fazer acordos para se chegar ao poder. Fez, então, o que foi necessário: colocou seus soldados para alinhavarem os acordos e conseguiu se tornar presidente da maior economia da América Latina e uma das maiores do mundo. Logo que entrou no Palácio do Planalto, implantou um governo de acordos de bases, valorização dos "companheiros", negociação com o Congresso Nacional e apoio aos sindicatos e movimentos sociais. Lentamente o governo Lula foi aperfeiçoando as políticas sociais, com destaque para o Bolsa Família.

A reeleição de Lula foi uma babada. Aniquilou José Serra que, vaidoso e teimoso, nem percebeu que estava morto politicamente. Sabiamente Lula conduziu o processo político, mesmo diante de escândalos como os do Mensalão, que derrubaram José Dirceu e José Genoíno, alicerces políticos do seu governo. Nem assim a oposição conseguiu derrubá-lo.

Lula, então, para espanto de todos os políticos, na hora de lançar seu sucessor, retirou da manga uma candidata que havia nomeado recentemente para o lugar de José Dirceu como Chefe da Casa Civil e que havia sido, também, Ministra das Minas e Energia: Dilma Rousseff, filha de imigrantes, militante de esquerda nos tempos da Ditadura Militar e ex-guerrilheira. Era um risco que a maioria dos seus "Companheiros não queriam compartilhar. Ele encarou o risco, exigiu que ela fosse aprovada na convenção e, com ela, mais uma vez, aniquilou José Serra com o seu discurso neoliberal cansado.

A intenção de Lula ao lançar Dilma para presidente era se eternizar no poder. Ela, como sua fiel discípula e escudeira, nunca fugiu desse compromisso e a marca LULA continuou e continua presente no governo Dilma.

Nenhum outro presidente na história do Brasil conseguiu tanta popularidade e por tanto tempo. O carisma de lula ultrapassou e continua latente em todas as partes do mundo. Claro que muita gente neste país não gosta dele e dos seus "companheiros". Mas, isso é uma outra história. Lula se transformou num símbolo do Brasil, queiram ou não os seus desafetos. Lula é amado pela maioria do povo brasileiro - carente de heróis - e odiado por uma minoria que ainda se acha aristocrática.

O maior mérito de Lula seja, talvez, o de se parecer com o Brasil. Lula tem a cara do seu povo; tem o jeito de falar do brasileiro; tem o modo de andar do nordestino; tem o sorriso matreiro; e sorrio, parecendo inocente. O povo gosta disso.

Texto de Pedro Paulo de Oliveira.

Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...