quarta-feira, 17 de abril de 2013

ANDRELÂNDIA E A SUA HISTÓRIA DE ORGULHO E SUCESSO!



Andrelândia é uma bela cidade que, vista sob os ângulos das fotos, nos remete às paisagens das cidades europeias, tranquila, segura e bucólica. Partindo dessa observação, podemos concluir - e poucos sabem disso -, que Andrelândia carrega uma "história" grandiosa. Em tempos passados, nem tão distantes assim, nossa cidade, que se chamava Turvo, era uma das mais importantes do Estado de Minas Gerais, das poucas urbes a possuir água encanada; sistema de esgoto; energia elétrica (a Usina era em Andrelândia na região que ainda leva esse nome);telefonia (A empresa de telefone também era instalada aqui, na Rua Cônego Miguel), indústria de cerveja e guaraná e o Jornal "O Lábaro", lido em todo o estado. Nos tempos do império, o "Turvo", com os seus distritos (São Vicente de Minas, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Carrancas, Arantina e Bom Jardim de Minas), estava entre as cidades mais respeitadas do Brasil, com vários deputados estaduais e federais, entre eles, o Visconde de Arantes, o Dr. José Bernardino Alves e o Dr. Ernesto Braga. Na Revolução de 30 do Séc. passado, Andrelândia (Turvo)sediou um comando importante e foi até bombardeada pela aviação das forças armadas.

Andrelândia, até finais do Séc. XX, ainda resistia com o seu orgulho e se mantinha como uma das mais importantes cidades da região, depois de Caxambu e passando por Lima Duarte. Aos poucos, num processo lento e corrosivo, Andrelândia foi sendo tragada por outras cidades. Hoje, vemos Cruzília muito à nossa frente em todos os sentidos (maior produção agrícola e pecuária, desenvolvimento da indústria moveleira e de transformação da pedra de São Tomé, e o turismo montado sobre uma propaganda maciça no "Berço do Cavalo Manga-larga Marchador; Baependi explodiu da mesma forma alicerçada nas industrias de transformação da Pedra de São Tomé e de artesanato, doces e quitutes e no turismo religioso muito bem trabalhado sobre a fé em Nhá chica, que brevemente será canonizada. Madre de Deus de Minas possui o maior projeto agrícola da região e um dos maiores de Minas Gerais; São Vicente, Minduri, Madre de Deus de Minas e Cruzília estarão, em breve inaugurando polos da Indústria Marluvas; e Lima Duarte tem recebido investimentos de empresários de diversos ramos na área de serviços, laticínios, vestuários e alimentos.

O orgulho da nossa cidade, em termos de investimentos privados, era a Agrotora. Contudo, algumas demissões ocorridas nos últimos meses, tem trazido desalento ao povo, contradizendo expectativas e esperanças ocorridas no final de 2012. O que aconteceu com a nossa cidade para perder, em tão pouco tempo, a sua importância e poder econômico? É uma pergunta que eu ainda não sei responder. Talvez um economista ou sociólogo possa respondê-la. Sei, apenas, que os maiores empresários de Andrelândia, hoje, buscam, em outras urbes, mais recursos para se tornarem grandes. Supermercado Ibralândia, Organizações Rivelli (Clube da Casa), Copergol Materiais de Construção - todos possuem várias filiais espalhadas pelas cidades vizinhas. No entanto, ainda podemos frear esse retrocesso. somos uma bela e bucólica cidade como mostra as fotos; temos uma história de mais de 250 anos, encravada em nossas ruas, praças, casarões e sobrados, e uma outra história, com mais de 3.000 anos, protegida na Serra de Santo Antônio e inscrita nas suas pedras.

O que perdemos, ficou para trás e outros já pegaram. Perdemos, recentemente, a fábrica da MARLUVAS? Sim. Contudo, já está perdida, sendo instalada em outra cidade. De nada adianta chorar o leite derramado. Talvez estejamos necessitados de orgulho, de união e de menos politicagem para voltar a crescer. É preciso saber separar Politicagem de politiquinha ou políticaporcalhagem, como disse um magistrado, certo dia, em resposta a pedido político sem fundamento. Caxambu, tal como Andrelândia, era a mais importante cidade do Circuito das Águas e perdeu sua posição para São São Lourenço por conta de políticas públicas erradas. Hoje, baseado numa política agressiva, comandada pelos empresários que compraram o Hotel Glória, Caxambu tenta se reerguer. Não é um processo fácil.

Não podemos é ficar apáticos quando a Administração Pública da nossa cidade resolve entregar um documento a todos os empresários dizendo que só lhes fornecerá o Alvará de Localização mediante o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB, dizendo, no mesmo documento, que poderá interditar o estabelecimento, jogando sobre o Ministério Público essa decisão. Ora, aqui ninguém vai provocar uma discussão jurídica. Mas, ao que se sabe, o Ministério Público fiscaliza o cumprimento da lei, pode até investigar, recomenda ações e propõe Termos de Ajustamento de Conduta. Aceitar tudo que o MP propõe é outra história. Não se deve enviar um documento da forma como foi entregue esse comunicado, dando 30 dias de prazo para regularização de situação fiscal, de segurança, etc, para empresários que atuam no ramo por toda uma vida. Certamente, ninguém quer ser pego descumprindo a legislação. Mas, que seja dado um tempo razoável para que cada um faça a sua parte e sejam entregues os ALVARÁS DE LOCALIZAÇÃO a todos que atendam os requisitos fiscais e de localização,deixando ao Corpo de bombeiros a responsabilidade pela exigência do AVCB .

Ao discorrer sobre a nossa história, tão bonita e forte, e finalizar falando sobre a nossa combalida economia - que perdeu seu status de liderança regional - e, novamente, da questão dos Alvarás de Localização, estou tentando reacender o nosso orgulho, o orgulho de ser andrelandense, e tentando fazer, sem politicagem, politiquinha ou políticaporcalhagem, com que os nossos dirigentes ajam com bom senso, como o Senhor Emerson Mângia, Presidente da Associação comercial de Andrelândia que tem hoje, infelizmente, pouco mais de 40 filiados (vergonhoso!) e Antônio Juraci de Sá, o Presidente da Câmara, buscando soluções para salvar a atividade econômica da nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...