quarta-feira, 12 de junho de 2013

ACABOU A FARSA - VOCÊ ESTÁ, LITERALMENTE SENDO ESPIONADO!





Ainda ontem eu estava pensando no quanto o mundo evoluiu desde que inventaram os computadores e, depois, os conectaram em rede. A partir daí, de um disco que armazenava dados e que era necessário inseri-lo na máquina sempre que a fôssemos usar, surgiram os discos rígidos (HD - abreviação em inglês), os pentes de memórias e a coisa evoluiu para o Windows e veio a internet. Da em internet para ferente nasceram as primeiras redes sociais ainda no século passado, na década de 90.

O Orkut virou febre entre as pessoas e conectou o mundo em tempo real pela primeira vez, tudo isso no final do século XX e até início do século XXI. As fabricantes de aparelhos de telefonia móvel começaram a andar no rastro da evolução da informática e do crescimento vertiginoso das internet e das redes sociais. Novos e modernos aparelhos celulares começaram a surgir, integrando as tecnologias da informática e das redes sociais, e começaram a se transformar em computadores de bolso com câmeras fotográficas, gravadores e tocadores de músicas.

Nomes como os de Bill Gates e Steve Jobes apareceram como os revolucionários do final do século XX e início do século XXI. O primeiro revolucionou os programas de computador, facilitando a vida dos usuários que eram obrigados a comprar programas caríssimos de empresas para que suas máquinas ficassem minimamente acessíveis. Contudo, todo mundo que possuía um computador ficava à mercê do dono do programa que cobrava pela instalação e pela manutenção mensal. O Windows acabou com tudo isso. O segundo transformou as pesadas máquinas que ficavam sobre as as mesas em objetos móveis e eficientes.

O Facebook e o Twitter vieram e, praticamente mataram o Orkut. Só não conseguiram desbancar o Google como o maior buscador mundial.

De olho nesse novo mundo, nessa evolução inevitável, necessária e que nada mais vai interromper, os Estados Unidos começaram a mexer seus pauzinhos e, acostumados a interferir na vida do planeta (quando lhes convém), em 1997 encomendaram dos seus especialistas em tecnologia da informática um programa que pudesse invadir a "Rede Mundial de Computadores" (que nada mais é que a nossa amada internet)e espionar não somente os seus cidadãos, mas o mundo inteiro. Nasceu o PRISM. Esse é um programa de rastreamento cibernético e do qual se sabe pouco na verdade. ele é real e, certamente, está espionando muitos de nós neste instante.

Surge, então, uma pergunta: É correto, em nome da segurança dos Estados Unidos, o Governo de Barak Obama espionar cidadãos do mundo inteiro através das redes de computadores? Ora, quando eles foram, de certa forma, espionados e tiveram as suas falcatruas e desrespeito humanos mostrados ao mundo, em especial quanto à Prisão de Guantánamo, pelo site WIKILEAKS, o fundador do site, Julian Assange passou a ser perseguido , foi pedida a sua extradição para os Estados Unidos para que ele lá fosse julgado e condenado, o que prevalece até hoje. Suas contas foram, ainda, congeladas pelo Banco Suíço, como forma de desestabilizá-lo e ele é considerado um criminoso internacional por vazar informações sigilosas e de segurança.

O soldado norte-americano, Bradley Manning, que passou as informações a Julian Assange está sendo julgado e certamente será condenado à prisão perpétua. O sargento Matthew Hosburgh, especialista em segurança digital, disse ter participado, em 2009, da conferência sobre a sua área, a fim de se atualizar sobre as ameaças em potencial para as redes de informática dos Estados Unidos. É assim que eles agem em prol da sua segurança nacional. Contudo, como o Governo norte-americano conta com o apoio dos grandes conglomerados financeiros do seu país para essa tarefa, outros interesses estão por trás disso: a espionagem industrial e comercial. O Terrorismo é o menor dos males com os quais eles estão preocupados na atualidade, tendo em vista que os países do Oriente Médio estão atolados nas suas guerras, crises políticas e misérias.

George W. Bush e Barak Obama são farinha do mesmo saco. Um começou o programa de espionagem e o outro o aperfeiçoou. Até onde irá toda essa tecnologia de espionagem envolvendo, inclusive, as operadoras das redes sociais mundiais, todas instaladas, também, nos Estados Unidos, ainda não dá para mensurar. No entanto, dá para prever que irá muito longe e fará muito estrago pelo mundo se os países não se precaverem contra essa invasão de privacidade, onde os nossos dados (bancários, pessoais, comerciais, etc)estão sendo analisados por espiões cibernéticos.


Texto de autoria de Pedro Paulo de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...