quinta-feira, 13 de junho de 2013

ANDRELÂNDIA, SUAS PRAÇAS, SEUS JARDINS E SUAS ÁRVORES COM AS SUAS SOMBRAS BENFAZEJAS.



Andrelândia é muito conhecida pelos seus monumentos, obras de arte, pela sua arquitetura colonial, sua história e pelas suas praças, jardins e árvores nas ruas. Claro que por inadvertência, desconhecimento e, às vezes, maldade, muitos dos seus monumentos foram destruídos; por interesse comercial e residencial ,muitas das suas obras arquitetônicas foram demolidas e nos seus lugares foram erguidos prédios modernos; e a maioria das suas obras de arte estão espalhadas não sabe onde.

Mas, e as suas praças e jardins? Estão nos seus lugares, ao que tudo nos indica os os olhos da população. Estão intactas ou restauradas como deveria ser com obras arquitetônicas? Bom, essa é outra conversa. Não estão. Basta fazer uma uma análise começando pela Praça do Cristo: Ela foi construída pelo Prefeito Dr. Walter Otacílio Silva na década de 80 do século passado, ou seja, há mais de 30 anos, respeitando o espaço já existente em torno do monumento e, de lá para cá, recebeu melhoramentos, sem, contudo, danificar sua estrutura e projeto original; Praça da Igreja do Rosário: nasceu naturalmente no entorno da igreja de mesmo nome e foi restaurada pelo prefeito Francisco Carlos Rivelli – Cacau na primeira década deste século; Praça Manoel Teodoro: Essa praça nasceu naturalmente para dividir as duas ruas de acesso ao Bairro do Rosário e foi reprojetada pelo Prefeito José Fernandes quando do calçamento dessas ruas, arborizando-a com árvores nativas (ipês, etc.) tendo em vista a posição do terreno que recebe excesso de luz solar durante todo o dia. No entanto, foi reformada e a maioria das suas árvores foi cortada, recebendo, no lugar, arbustos, flores e um relógio floral melhor visível de avião; Praça Gabriel Ribeiro Salgado: Obra do Prefeito José Fernandes para comemorar o centenário de Andrelândia em 1966, foi toda restaurada e o trabalho ficou elogiável em parte, tendo em vista que os jardins foram fechados, e o relógio e as letras de bronze não foram recolocados até a presente data; Avenida Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação com as suas praças e jardins: todos restaurados durante a administração do Prefeito Francisco Carlos Rivelli, sem, contudo alterar suas estruturas. Praça Visconde de Arantes: Foi feito um belíssimo trabalho de Restauração, assinado pelo arquiteto Tadeu de Andrade, durante a gestão do Prefeito Francisco Carlos Rivelli, respeitando todas as árvores existentes, sem sacrificar nenhuma delas; Praça dos Expedicionários: está há mais de 4 anos sendo restaurada, juntamente com a estação ferroviária e todas as suas árvores foram cortadas. Uma feiura para quem tinha naquele lugar as melhores lembranças de quem chegava ou partia de Andrelândia nos trens ferroviários.

Outra ação importante e gritante aos andrelandenses e visitantes refere-se aos cortes de árvores nas ruas. Árvores cinquentenárias foram cortadas nas proximidades do Fórum da Comarca de Andrelândia sob o pretexto de que geravam perigo, sendo que apenas uma delas parecia estar condenada. Eram árvores frondosas, resistentes e que se mantinham com folhas durante o ano inteiro. A paisagem ficou órfã naquele logradouro.

Esta semana a população de Andrelândia foi surpreendida com a retirada do caramanchão do jardim em frente à Igreja Mariz e ao lado do solar do Barão de Cabo Verde. A história daquele caramanchão remonta há quase um século. Era, inicialmente, montado numa estrutura de ferro, acompanhando o banco em forma de s e servia para os encontros dos namorados e brincadeiras das crianças. Quem, em Andrelândia, com mais de 50 anos, não brincou ou namorou naqueles bancos? Poucos, com certeza. Durante o governo do Prefeito José Eduardo Cardoso a estrutura de ferro foi trocada por outra de madeira e plantado buganvílias no seu entorno. Isso há 23 anos. Agora, novamente, destroem o caramanchão, lembrança e história de tantos namorados, amigos e folguedos da infância.

Uma placa está fincada na Praça Simplício Dias Nascimento (Praça de São Benedito) com os dizeres de que ela será motivo de obras em breve. Será que deixarão as árvores lá existentes de pé ou a população assistirá, mais uma vez, o corte indiscriminado da vegetação, mostrando que Andrelândia está na contramão da modernidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...