sexta-feira, 21 de junho de 2013

GRITO POR ANDRELÂNDIA - O PROTESTO DA JUVENTUDE - VANGUARDA E CORAGEM


Ontem, por volta das 18 horas, um documento intitulado "GRITO POR ANDRELÂNDIA" começou a ser espalhado na cidade. Em pouco mais de meia hora, um grupo de jovens, portando cartazes de protestos e repetindo exigências contidas no documento, tomaram as ruas descendo do Bairro Santos Dumont, parando um tempo na Avenida Getúlio Vargas, Altura da Igreja Matriz e finalizou com um concentração na Praça Gabriel Ribeiro Salgado em frente ao "Obelisco do Centenário de Andrelândia" . Foi muito interessante os jovens escolherem esse local para se concentrarem, pelo que ele representa na história política de Andrelândia, como um símbolo, inaugurado no ano de 1966.

Pelas fotos dá para se ter uma ideia de que o movimento não tem caráter político/partidário.Da mesma forma que em todas as partes do Brasil (ontem o protesto se espalhou par mais de 90 cidades brasileiras)a maioria do movimento foi composta por jovens que reivindicam mais transparência nos gastos públicos; apoio ao esporte, educação e turismo; mais agilidade nas obras públicas; trasporte gratuito para estudantes; entre tantos outros.

Não foi possível ao Redator verificar se havia uma liderança específica que motivou o protesto. O que deu para perceber é que já existe uma página no Facebook que é administrada pelo jovem IGOR NOGUEIRA. Contudo, pudemos verificar, no local dos protestos, outras lideranças, tais como: Paulo César Cabeleireiro, Edvaldo Silva, Kátia Fernandes e Vanda Maria. No entanto, destaco que o que pude perceber no movimento de protesto "GRITO POR ANDRELÂNDIA" é que ele nasceu de forma natural, como um anseio da juventude e a PRINCIPAL BANDEIRA DELES É A BANDEIRA DO BRASIL!

O mais importante do movimento "GRITO POR ANDRELÂNDIA" é que ele está ganhando forças e nova manifestação está marcada para hoje. Segundo informou-me a Vanda Maria, presidente da Associação de Moradores do Bairro Areão, hoje haverá outra manifestação e outras ocorrerão até terça-feira em frente à Câmara Municipal. Vale, ainda, destacar que o o movimento de protesto de Andrelândia está na vanguarda das pequenas cidades e mostra que a juventude, seja em que lugar do mundo estiver, é a artífice das grandes revoluções.

Importante destacar que a manifestação ocorreu de forma pacífica e ordeira. A Polícia Militar acompanhou de longe sem precisar interferir em momento nenhum.

Texto de autoria de Pedro Paulo de Oliveira
Fotos do álbum de Igor Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...