sexta-feira, 24 de maio de 2013

CRUZÍLIA - BERÇO DO CAVALO MANGALARGA MARCHADOR - CIDADE DO SUL DE MINAS



CRUZÍLIA é conhecida, depois do carnaval de 2013, no mundo todo como o BERÇO DO CAVALO MANGALARGA MARCHADOR. O que quer dizer isso? Quer dizer que foi lá que esta bela raça iniciou a sua história, os seu primórdios. O cavalo Mangalarga é conhecido no mundo todo pelo seu porte garboso, sua marcha impecável e pela sua força. No mercado do ramo, ele é negociado a preços elevados e é motivo de de grandes investimentos por parte dos donos de haras da região de Cruzília. No entanto, outros haras, espalhados pelo país, também, mantêm planteis dessa raça.


A Beija-Flor de Nilópolis levou para a Sapucaí a raça brasileira de cavalos, o mangalarga marchador. A escola foi a terceira a desfilar nesta segunda-feira (11) pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro. Os portões abriram à 0h18 e foram fechados à 1h33.

O enredo foi “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador”. Ao longo do desfile, a escola explicou o surgimento do cavalo mangalarga marchador, em Minas Gerais, e momentos da história relacionados aos cavalos. No segundo momento, abordou o cruzamento do alter-real, até chegar ao mangalarga marchador, espécime brasileira.

No enredo, a escola de Nilópolis falou das conquistas das civilizações, até a chegada da raça alter-real ao Brasil, junto com a família real. A agremiação levou cerca de 3.726 componentes, divididos em 44 alas.


O samba foi cantado por Neguinho da Beija-Flor.Com sete carros e um tripé, a escola começou o desfile falando da evolução do homem, que contou com o auxílio do cavalo. A escola não apostou apenas em suas cores, o azul e branco. Alegorias vermelhas, marrons e prateadas enfeitaram o percurso.

O carro abre-alas “Origem primitiva, o cavalo do amanhecer e a evolução” representou as pinturas rupestres, que mostram a importância do cavalo na vida do homem primitivo. Outra alegoria interessante foi a que apresentou o Cavalo de Tróia, enviado pelos gregos como símbolo de sua rendição. Na Grécia Antiga, a peça de madeira estava recheada por guerreiros, que conquistaram a cidade de Troia.


O carro do cigano mostrou uma festa em um acampamento. Nele, desfilaram integrantes de uma comunidade cigana de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com encenações com danças.




CLUBE DO CAVALO DE CRUZÍLIA


O Clube do Cavalo de Cruzília foi idealizado inicialmente por Aníbal Junqueira de Andrade, Paulo César Junqueira de Andrade, Silvio Júlio Junqueira Pereira e Domingos Lollobrigida de Souza Junior.

Aderindo à ideia inicial, diversos outros criadores e amantes do cavalo Mangalarga Marchador também participaram da fundação do Clube do Cavalo de Cruzília, em sessão solene realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Cruzília, em 5 de Julho de 1990.

Em função dos relevantes serviços prestados à raça, e por estar sediado numa região que concentra um grande número de haras, desde 17 de Setembro de 2005 o Clube do Cavalo de Cruzília passou a se denominar também Núcleo Berço da Raça do Cavalo Mangalarga Marchador, representando na região do Berço da Raça os interesses dos membros da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) no Sul de Minas Gerais.


O objetivo maior do Clube do Cavalo de Cruzília – Núcleo Berço da Raça é congregar os criadores e simpatizantes do Cavalo Mangalarga Marchador, fomentando a expansão e o enaltecimento da raça, por meio de atividades equestres como exposições, copas de marcha, leilões, cavalgadas, Cross country, enduros, cursos e palestras.

A região de Cruzília tem a maior concentração de criadores de Mangalarga Marchador no Brasil, com aproximadamente 60 criatórios vinculados à ABCCMM. O Núcleo atua também nos municípios vizinhos a Cruzília.




PRESIDENTE: Dora Norremose Vieira Marques
VICE PRESIDENTE: João Marcos Batista de Souza

SECRETÁRIO: Domingos Lollobrigida de S. Junior

1º TESOUREIRO: Otto Aguiar Junqueira

2º TESOUREIRO: Lucílio Carlos de S. Meirelles

DIRETOR ADMINISTRATIVO: Sandro Maciel Prudente

DIRETOR SOCIAL: Adeodato Bruno Arantes Meirelles

DIRETOR DE EVENTOS: Eurico Junqueira Leite

DIRETOR DE MARKETING: Hans Norremose Junqueira



RETIRADO DO SITE DO CLUBE DO CAVALO:
http://cccnucleoberco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...