terça-feira, 7 de maio de 2013

SÃO BENEDITO - O SANTO MOURO OU O SANTO NEGRO. - CONHEÇA A SUA INTERESSANTE HISTÓRIA


São Benedito nasceu na Sicília em 1526 e era filho de escravos em uma propriedade próxima de Messina. Por razões desconhecidas, foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor e, por essa época, com doze anos, manifestou uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. A solidão era uma forma que ele usava para meditar sobre a vida, Deus, a natureza e si próprio.

Trabalhava guardando rebanhos e entregava-se à oração junto doa animais que cuidava. Por ser negro recebia maus tratos dos companheiros e isso não o fez se revoltar com vida e com os homens. Pelo contrário, tornou-se ainda mais piedoso, voltando-se plenamente para a adoração de Jesus. Aos 18 anos, mantinha-se e ainda ajudava os miseráveis à sua volta.

Foi insultado publicamente por causa de sua cor. Reagiu com dignidade e paciência, o que foi observado por um grupo de franciscanos eremitas. O líder do grupo o convidou a fazer parte da comunidade. Benedito aceitou e, com o tempo, assumiu a liderança do grupo. Foi a sua primeira experiência em uma congregação. Aliás, jamais deixaria de ser Franciscano, até a sua morte.

No ano de 1564, o grupo de eremitas se dispersou, cada um seguindo para um convento e Benedito, somente em 1578, quando a congregação na Sicília estava precisando de um novo guardião, o que significava o mais alto cargo dentre os monges foi chamado para ocupar a vaga. Ele relutou muito, pois era analfabeto. Depois de muita insistência dos demais monges ele aceitou e dirigiu a congregação de forma extraordinária. Sem saber ler nem escrever, ele tinha, manifestamente, o dom da ciência infusa, acontecendo-lhe de dar respostas luminosas a mestres em Teologia que o vinham consultar. A este dom unia também o da penetração dos espíritos e dos corações.

Foi nessa época que começaram a creditar-lhe a capacidade de operar milagres e a sua fama se espalhou por toda a Sicília, chegando a Roma e se espalhando por toda a Itália, inclusive em Assis, terra de São Francisco.

No entanto, já cansado das penitências e do trabalho conventual, com 63 anos de idade, Benedito caiu gravemente doente e ele teve a revelação de que morreria logo. NO dia 04 de abril de 1589, Benedito deu seu último suspiro. Dizem que morreu em paz, suavemente.
No ano de 1807 a Igreja o canonizou e ele passou a se chamar São Benedito, "O Santo Mouro", por causa de sua cor negra. Sua festa litúrgica é celebrada em o5 de outubro.

São Benedito é um dos Santos mais populares do Brasil, e sua festa foi trazida pelos portugueses. Sua devoção está miscigenada com o Candomblé e outros misticismos africanos.

EM ANDRELÂNDIA, NO SUL DE MINAS, APESAR DE SEU DIA SER O 05 DE OUTUBRO, SUA FESTA ACONTECE EM MAIO, JUNTAMENTE COM AS COMEMORAÇÕES DO DIA DAS MÃES. É UMA FESTA DE FÉ PROFUNDA, TRADICIONAL E QUE VALORIZA E RESPEITA OS MOVIMENTOS AFROS, COM APRESENTAÇÕES DE CONGADAS E DANÇAS TÍPICAS. OUTRA TRADIÇÃO DESSA FESTA É QUE ELA ACONTECE NA PRAÇA DEFRONTE À IGREJA DEDICADA AO SANTO. BARRAQUEIROS DE TODAS AS PARTES DO BRASIL CHEGAM À CIDADE E MONTAM PONTOS DE VENDAS NA PRAÇA. VENDE-SE DE TUDO, DESDE FERRAMENTAS, ROUPAS, QUADROS, UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS E COMIDAS TÍPICAS. OS BARRAQUEIROS, JÁ NO INÍCIO DA SEMANA, ISTO É, A PARTIR DE HOJE, JÁ SE INSTALAM E COMEÇAM A VENDER SEUS PRODUTOS, COMO NUMA VERDADEIRA FEIRA ÁRABE.

Enfim, São Benedito é um santo popular por uma razão muito simples: tendo sido negro, escravo, analfabeto e humilde, venceu as barreiras do preconceito, num país extremamente religioso, orgulhoso e que sempre lutou pela sua liberdade. Assim, no Brasil, ele passou a representar a dignidade do povo africano arrancado a força da sua terra e tornado escravo sob o chicote e os grilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...