segunda-feira, 20 de maio de 2013

FESTIVAL DE FÉRIAS EM ANDRELÂNDIA – UMA TRADIÇÃO - PATRIMÔNIO DO POVO


CARTAZ CONJUNTO DO FESTIVAL DE FÉRIAS E EXPOS. AGROPEC. DE ANDRELÂNDIA DE 2011


Para começo de conversa e para que não fiquem dúvidas quanto à intenção deste BLOG JORNALÍSTICO ao tratar temas importantes da região, faremos um breve histórico do que significa o FESTIVAL DE FÉRIAS PARA OS ANDRELANDENSES. Salvo engano da memória deste redator, o Festival começou no início dos anos 80, através do sonho de dois jovens, Paulo Vitor e Jaqueline. Era um Festival cultural e mesclava dança, literatura, teatro, gincanas, festival de músicas, shows de bandas e artistas famosos, ruas de lazer e barracas de comidas típicas. Todas essas atividades aconteciam em diversos setores da cidade (estádio municipal, Avenida Getúlio Vargas, Cine Alvorada e outras praças e ruas da cidade).

Naqueles idos e até por volta do início dos anos 90, os dois jovens comandaram o Festival, trazendo, inclusive e sem a ajuda do poder público, artistas famosos (Sérgio Reis, Jessé, 14 Bis, etc.).

O lucro das gincanas, barracas e portarias dos shows era revertido para entidades, tais como o Asilo São José e as Conferências Vicentinas.
No entanto, ainda na década de 90, Paulo Vitor e Jaqueline seguiram suas existências. Ela se casou e mudou-se para outro estado, enquanto Paulo Vitor precisou se dedicar mais à sua vida profissional em Santa Rita do Sapucaí. O Festival foi entregue, então, para o poder público municipal, como um “patrimônio imaterial do povo”.

Desde o afastamento da dupla de idealizadores e realizadores primordiais do Festival de Férias de Andrelândia, a festa passou a ser efetivada sob a tutela da Prefeitura Municipal. Ganhou novos contornos e, infelizmente, perdeu sua característica cultural. Mas, vá lá, continuou a sendo realizada. Isso era o que importava e o mês de julho continuava a ter uma atividade que destacava Andrelândia no cenário regional. Assim, o Festival passou a ser uma festa de cunho de grandes shows, com uma apresentação de pouco destaque na sexta, uma banda ou artista famoso no sábado e outra, de médio destaque, no domingo.

Em nenhum ano desde a sua concepção, o FESTIVAL DE FÉRIAS deixou de ser realizado, seja pelos seus idealizadores, seja pela Prefeitura Municipal. O Festival de Férias é um patrimônio do povo de Andrelândia. E patrimônio de um povo não é somente aquilo que se vê ou se pode tocar. No patrimônio de um povo inserem-se, também, suas tradições, suas festas, seus anseios. Patrimônio tem dono e do FESTIVAL DE FÉRIAS DE ANDRELÂNDIA o dono não é a Prefeitura. É o povo!

Existem rumores de que o Festival de Férias não será realizado e se o for, será de forma bastante inferior ou distante do que já se fez até o ano de 2012. Veja bem que não se está acusando, ainda, ninguém de omissão o de negligência quanto à responsabilidade de realizar o Festival de Férias. Aqui, foi usado o termo “rumores”. Assim, seria de bom alvitre que se esclarecesse à população, detentora do direito de saber o que se está fazendo com o dinheiro dos impostos que ela paga o que será feito no período destinado à realização do FESTIVAL DE FÉRIAS DE ANDRELÂNDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...