quarta-feira, 1 de maio de 2013

AYRTON SENA, O HERÓI DE TODOS OS BRASILEIROS



         AYRTON SENA SIMBOLIZOU NÃO APENAS A IMAGEM DO GRANDE PILOTO, MAS O SONHO DE TODO SER HUMANO DE ULTRAPASSAR OS SEUS LIMITES; COM A SUA GARRA E A SUA PERSONALIDADE FORTE, DEU ORGULHO À NAÇÃO CHAMADA BRASIL. FICAMOS ÓRFÃOS COM A SUA PARTIDA NO DIA 1º DE MAIO DE 1994.

       SOMOS UMA NAÇÃO ACOSTUMADA A INVENTAR HERÓIS, NA FALTA DELES. TRANSFORMAMOS, AO LONGO DA HISTÓRIA, PERSONAGENS QUE NÃO PASSARAM DE MEROS CAÇADORES, EM HERÓIS. OS BANDEIRANTES SÃO O EXEMPLO MAIS TÍPICO DESSE ERRO HISTÓRICO, A COMEÇAR POR FERNÃO DIAS QUE NÃO PASSOU DE UM CRUEL CAÇADOR DE ESMERALDAS E QUE ASSASSINAVA, SEM PIEDADE, OS ÍNDIOS QUE CRUZAVAM SEU CAMINHO. 

       OUTROS HERÓIS SÃO ESQUECIDOS PROPOSITADAMENTE. NOMES COMO O DO CAPITÃO LAMARCA OU O DE MARIGUELA, GUERREIROS RECENTES QUE LUTARAM CONTRA A DITADURA MILITAR INICIADA NO BRASIL EM 1964, EM QUALQUER OUTRO PAÍS ESTARIAM SENDO ADORADOS E LEMBRADOS COMO HERÓIS, EXEMPLO DE LUTA E CORAGEM.

       REPUBLICO ABAIXO, UM TEXTO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA SOBRE AYRTON SENA:

         No dia 1º de maio de 1994, o Brasil perdeu um dos seus maiores ídolos: Ayrton Senna da Silva. Sua reputação de piloto veloz ficou marcada por recordes e vitórias inesquecíveis na Fórmula 1. Ele se tornou símbolo de obstinação e patriotismo e levou o nome do Brasil para além das pistas do automobilismo internacional. Sua morte prematura, aos 34 anos de idade, ao chocar seu carro com o muro na curva Tamburello, do circuito de Ímola (Itália), deixou um vazio nos brasileiros que não se esquecem de seus tempos de glória e alegria proporcionados por ele aos domingos. E hoje, dia 1º de maio de 2013 – Dia Internacional do Trabalho, deixamos aqui uma homenagem ao nosso tricampeão (1988, 1990 e 1991), um profissional dedicado, ousado e inesquecível para os brasileiros. 

Pedro Paulo de Oliveira.
Especialista em História, palestrante, Consultor Parlamentar e Executivo e bacharelando em Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...